top of page

Porque gosto de ensinar o "TGU"?

Atualizado: 11 de mar. de 2019



"O Turkish Get Up (TGU) ou Subida Turca é um exercício que trabalha todos os planos de movimento (sagital, frontal e transverso) ao mesmo tempo, ou seja, de forma tridimensional, integrando os músculos e o movimento como uma unidade. Este movimento proporcionará um desenvolvimento natural da estabilização dos ombros, ao passar por várias amplitudes que poderiam ser consideradas não estáveis em outra situação". (ARTE DA FORÇA, 2010)

É um exercício que exige que cada membro do corpo execute um movimento independente enquanto você começa deitado com o kettlebell acima da cabeça e em 6 movimentos, com o kettlebell posicionado ainda acima da cabeça, você ficará em pé e depois retornará à posição inicial (vá no ícone do nosso instagram e confira um vídeo da execução). Isso faz não só com que seu corpo se desenvolva de uma maneira muito mais equilibrada e natural, como também melhora e muito seu processo cognitivo, aumentando a velocidade de reação para situações diversas em seu dia-a-dia.


Você sabia que se em um dia, seu treino for só o TGU, você terá treinado o corpo todo, com equilíbrio e intensidade? Isso mesmo!


Como é um exercício complexo (e completo), exige um grau de atenção elevado. Da mesma maneira que posições diversas te beneficiarão, mal executadas poderão te machucar. Estabilidade de tronco, de core (quadril-pelve-lombar) e ombros são algumas de suas exigências, assim como mobilidade articular. Caso seja uma pessoa com problemas crônicos na região cervical ou alguma hérnia de disco por exemplo, é importante que você tenha antes uma liberação médica. Isto sem falar de fazer todos estes movimentos com um peso logo acima da sua cabeça.


Há riscos em fazer um movimento que exija tanto equilíbrio por exemplo e ainda manter um kettlebell pesado acima da cabeça? Sim, há com certeza. Por isso que te digo: Não se aventure em treinar com kettlebell ou ainda mais "ensaiar" um TGU sozinho ou com um treinador que literalmente assistiu o movimento no YouTube.

O Força e Movimento é um estúdio que recebeu qualificação direta do Instituto de Ensino de Movimento e Performance "Arte da Força", pioneiro em kettlebell training e movimento. Somos possuidores do selo de qualidade "VIS". Praticamos o TFI-VIS e estimulamos nossos clientes a treinarem de forma integrada, permitindo que o corpo se torne mais inteligente. Não há um pacote de exercícios "funcionais". Procure treinar com quem não generaliza, com quem não te trata como parte do "bolo". Treine em um estúdio com credenciamento VIS (www.instagram.com/artedaforca_vis). A evolução do Treinamento Funcional.


Aqui fica um abraço de Durval Júnior, diretor técnico da FEM. Boa semana!

2.765 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page